Cogumelos que brilham no escuro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cogumelos que brilham no escuro

Mensagem  Prof. Alex em Sex Set 19, 2008 2:39 am

Uma expedição de micologistas brasileiros e americanos descobriu cogumelos bioluminescentes que emitem luz 24h por dia.

Pesquisadores andavam por um trecho da mata atlântica, em um breu tão denso que não os permitia ver suas mãos na frente de seus rostos. Eles olharam para o chão e sentiram que estavam olhando para o próprio céu. Tratava-se de uma espécie desconhecida de cogumelos que eles batizaram de Mycena asterina(asterina = pequenas estrelas).

Mais adiante na floresta eles encontraram uma árvore brilhante coberta de cogumelos Gerronema viridilucens, outra nova espécie. Logo ao lado, em um tronco caído eles encontraram a luminescente Mycena fera. Apenas naquela noite eles encontraram oito novas espécies de cogumelos luminescentes, uma concentração maior do que já se viu em qualquer outro local da Terra.

Existem cerca de 85 mil espécies no Reino Fungi e 9 mil delas são cogumelos. Mas conhecemos apenas 65 espécies de fungos bioluminescentes.

Porque eles brilham? Os dados atuais sugerem que a biolumenescência serve para atrair animais noturnos que ajudam a dispersar seus esporos. Essa habilidade adaptativa seria especialmente importante em florestas fechadas onde a dispersão pelo vento não é possível. Outras espécies brilham para atrair os predadores de insetos que se alimentam de cogumelos… convém ser amigo do inimigo do seu inimigo! Alguns brilham por razões ainda sem explicação.

Fonte:
http://www.iq.usp.br/wwwdocentes/stevani/FungusLux/inicial.html
http://www.livescience.com/strangenews/080808-bts-bioluminescent-fungi.html

Prof. Alex

Mensagens : 39
Data de inscrição : 18/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum